lentes de contato com grau
Lentes de contato em Barueri: saiba como encontrar
3 de novembro de 2021
ótica alphaville
Ótica Alphaville
23 de novembro de 2021

Conserto de Óculos: Vale a Pena?

conserto de óculos
 

Usar óculos, apesar de ser importante para que muitas pessoas consigam enxergar melhor, exige bastante cuidado. Tanto a armação quanto as lentes são feitas de material delicado, por isso é comum que aconteçam incidentes. Em situações como esta, as vezes é preciso que a pessoa procure por óticas que façam conserto de óculos.

No entanto, esse tipo de processo deve ser evitado ao máximo. Afinal, faz com que seja preciso passar um tempo sem os óculos, dependendo da gravidade do incidente. Mas, caso seja necessário ceder ao conserto de óculos, separamos algumas informações importantes que podem te ajudar. Confira e mantenha-se informado!

Tem como consertar perna de óculos quebrada?

Apesar de ser uma situação mais rara, pode acontecer de você acabar quebrando a haste dos seus óculos, ou a famosa “perna”. Principalmente quando é feita por um material derivado do plástico, por exemplo, ou é uma armação com muito tempo de vida.

Caso isso aconteça, é possível consertá-la, mas não de forma permanente. Ou seja, a perna pode receber uma espécie de remendo, mas apenas de forma temporária até que possa ser levada a um especialista para que ele avalie a situação.

Na maioria dos casos, é necessário fazer uma substituição. Afinal, o valor para consertar a perna dos óculos pode ser alto e, em uma situação como essa, acaba não valendo tanto a pena.

Além disso, o remendo escolhido e feito em casa também pode ser prejudicial ao próprio indivíduo. Isso porque ele não costuma ter conhecimento suficiente para fazê-lo do jeito ideal; pode acontecer de ficar frouxo, soltando com facilidade e gerando incômodo, além de poder também ficar machucando a pele, caso não haja um cuidado maior.

Assim, a melhor das hipóteses para quem está nessa situação é procurar por uma ótica que faça conserto de óculos. Um bom profissional pode avaliar como está a haste dos seus óculos e recomendar o melhor direcionamento. 

É importante reforçar que não vale a pena confiar nos métodos caseiros quando o problema é tão grande, como o rompimento da perna. Eles costumam ser suficientes em situações mais específicas, como quando a haste entorta, por exemplo, mas o nível de gravidade exige acompanhamento especializado. Analise a situação e saiba perceber o momento ideal para procurar ajuda!

Como consertar uma armação de óculos?

Existem alguns fatores que precisam estar em mente caso a armação dos seus óculos dê defeito. 

O primeiro deles é o material de composição, como metal ou algo derivado do plástico, como mencionamos anteriormente. Isso influencia no conserto da armação porque pode resultar em um simples entortamento da haste, quando os óculos são de metal, ou uma parte quebrada completamente, para os que são derivados do plástico.

Assim, um outro ponto para manter em mente é o nível do problema encontrado. Quando é algo simples que não agride a composição da armação em si, a própria pessoa pode tentar usar uma medida paliativa para resolver o problema, caso não afete a sua visão em nada. 

No entanto, quando é algo mais complexo que não permite o uso dos óculos da forma adequada, é preciso procurar por um profissional que realmente possa instruir sobre como proceder naquela determinada situação.

Como ajustar seus óculos em casa?

Se você perceber que seus óculos estão com a armação torta, todo o processo de ajuste pode ser feito em casa, mas de diferentes formas. 

Por exemplo, as que são feitas de metal podem ser modificadas com a ajuda de um alicate, pois são mais maleáveis e com um pouco de pressão se adaptam ao formato que a pessoa deseja.

Para que o conserto do óculos seja o melhor possível, basta posicioná-lo em uma superfície reta e analisar qual perna está mais alta. Após isso, é só tentar ajustá-la para ficar no mesmo nível que a outra ou o mais próximo possível.

Já a armação de plástico tem um processo mais complexo, já que o uso de um alicate pode quebrá-la. Por isso, a única solução para corrigir a haste é por meio do calor, já que ele amolece o plástico, deixando-o mais maleável.

No entanto, é importante lembrar de não fazer isso diretamente no fogo, já que pode danificar a armação. O mais recomendado é utilizar vapor e ir fazendo o procedimento aos poucos até chegar ao resultado esperado.

Caso perceba que a situação é muito complexa e não tem como resolver por meio dos métodos paliativos, a opção é procurar ajuda profissional. O conserto de óculos é essencial para que você possa enxergar bem e as medidas de emergência só servem por um tempo, caso seja extremamente necessário. Saiba a hora de procurar ajuda.

O que é a haste do óculos?

Muita gente conhece como a “perna” do óculos que é mais comum. Ou seja, é aquela parte da armação que encaixa diretamente na orelha que dá sustentação ao objeto no seu rosto.

A haste costuma variar bastante, existindo em formatos mais grossos ou finos. Além de variar quanto aos materiais, desde o plástico até o metal, tudo de acordo com a lente e a preferência do cliente.

Posso comprar só a armação do meu óculos?

Um fator que influencia na armação dos óculos é a lente. Quando a pessoa tem o grau muito alto e, consequentemente, uma lente mais grossa, os óculos precisam ser mais firmes para dar sustentação ao peso. No entanto, também não deve machucar a orelha do usuário. Por isso, antes de comprar uma lente avulsa, sempre consulte um profissional para orientá-lo.

Viu só como não é tão simples assim? Existe uma longa lista de fatores que influenciam na escolha da armação perfeita, que vão além da estética.

Na LM Ótica, levamos a sério todo o processo, desde a análise da lente até a escolha da armação e a entrega nas mãos do cliente. A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano e deve receber muita atenção.

Para ser bem recebido e acompanhado durante todas as etapas, você pode entrar em contato por meio do nosso WhatsApp e tirar quaisquer dúvidas que possam surgir. Estamos te esperando!

Marcos Moreira
Marcos Moreira
Analista de Marketing Digital | Agência Web Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *