ótica em barueri
Óticas em Barueri Centro: Conheça a LM Ótica
24 de agosto de 2021
comprar óculos de grau
O que saber antes de Comprar Óculos de Grau? Veja as Dicas
28 de setembro de 2021

Lentes de contato com Grau: como funciona e quando usar?

lentes de contato com grau
 

Nossa visão é um dos principais sentidos, afinal, é ela quem nos guia durante a vida toda: na escola, faculdade, trabalho e lazer, tudo tem mais intensidade graças à visão. Quando ela é comprometida, podemos simplesmente usar óculos que combinem com o nosso rosto ou usar lentes de contato com grau, para quem prefere uma opção mais discreta e funcional.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre este método, levando as pessoas a se afastarem e sempre optarem pelos óculos, mesmo que não seja a opção mais viável. Por isso, para proporcionar informações de segurança, preparamos um texto completo tirando as principais dúvidas sobre lentes de contato com grau: dói? É caro? Onde comprar? Continue lendo e descubra!

O que é e para que serve uma lente de contato com grau?

De modo geral, o objeto é feito de plástico e em formato circular para ser colocado diretamente no olho. Ele é produzido de acordo com o grau do paciente e a correção necessária, como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, mesmo que em alguns casos haja uma combinação de dois ou mais problemas na visão.

Dessa forma, assim como os óculos, a lente de contato com grau também ajuda a suprir uma necessidade, mas é uma opção mais discreta e que dificilmente é percebida por outras pessoas, já que está diretamente no olho.

Aplicar lente de contato dói?

Não! É comum que haja um incômodo inicial no olho, mas isso tudo faz parte do processo de adaptação, já que um novo objeto, considerado estranho, está sendo colocado repentinamente. Essa etapa pode durar alguns dias, mas ainda é normal.

A aplicação em si acontece rapidamente e de forma indolor, mas é preciso tomar alguns cuidados antes para que não sofra consequências depois. Lavar as mãos, por exemplo, é um passo essencial antes de colocá-las, já que o contato direto com o olho pode resultar em uma infecção, dependendo do nível de sujeira nelas.

lentes de contato com grau

Aplicar a lente com delicadeza  também é de grande importância. Elas são sensíveis e preparadas para se adaptarem aos olhos com facilidade, portanto, não é necessário fazer qualquer tipo de força. Isso só faz com que o processo seja mais doloroso e pode impedir que a adaptação com as lentes de contato com grau seja completa.

Lente de contato com grau ou óculos: qual usar?

Tudo depende do seu contexto. Como mencionamos anteriormente, a lente de contato costuma ganhar vantagem por ser mais discreta, por isso é perfeita para quem não gosta de algo marcando o seu campo de visão, como os óculos.

No entanto, algumas pessoas podem preferir a segunda opção exatamente por ser um complemento visual. Os modelos mais modernos, com armações estilosas e cada vez mais variadas, servem como um complemento ao look para além da função prática de conseguir enxergar bem. As lentes de contato também têm essa função, mas de forma mais discreta, uma vez que existem diferentes opções de cores para dar a impressão de que o usuário possui olhos de alguma outra tonalidade.

lentes de contato com grau

Além disso, é importante também considerar o seu orçamento antes de efetuar a compra. Os óculos são mais populares, com milhões de adeptos no Brasil, mas o aspecto financeiro inclui não apenas a lente, mas também a armação, e tudo isso depende do grau, podendo afetar fortemente quem tem mais necessidade de enxergar melhor.

Caso não seja feita nenhuma recomendação médica específica, cabe ao próprio paciente decidir qual a melhor opção. Considere os fatores que citamos, como o próprio aspecto visual, além do financeiro, antes de decidir.

Caso opte pela lente de contato com grau, é importante conhecer mais sobre os tipos, composição e qual mais combina com você. Continue lendo para entender melhor!

Tipos de lentes de contato

Assim como os óculos, que possuem diversas funções, como lente antirreflexo e filtro azul, as lentes de contato também têm características que as diferenciam. Cada uma delas serve em contextos específicos para que não afetem a saúde ocular.

As lentes de contato gelatinosas são as mais indicadas hoje em dia devido a sua capacidade de adaptação. Elas são feitas de plástico, como mencionamos anteriormente, mas possuem também água na sua composição, resultando em aspecto gelatinoso, como o próprio nome já diz. Com isso, acabam sendo mais flexíveis e confortáveis para os olhos, uma parte tão sensível do corpo humano, e facilitam o processo de adaptação.

lentes de contato com grau

Existem também as lentes de contato RGP, ou seja, Rígidas Gás Permeáveis. Com longa durabilidade, além de ser mais fácil de limpar e ter menos risco de infecção, o modelo é destaque entre usuários. No entanto, tudo isso depende da adaptabilidade de cada sistema. Caso o próprio corpo rejeite as lentes, é preciso pensar em outra alternativa.

Apesar de todo o conhecimento adquirido, caso você opte pelas lentes de contato com grau, fica a dúvida: quando usar? Em quais situações devo usá-las? Posso decidir por mim mesmo? Nós respondemos os questionamentos, confira a seguir.

Quando usar cada tipo de lente de contato?

O mais comum é que as pessoas optem pelas lentes gelatinosas, já que a composição em hidrogel desperta maior sensação de conforto e adaptabilidade. No entanto, elas não são a opção de qualquer usuário: quando o grau é muito alto, é possível que o próprio oftalmologista recomende outro tipo de lente capaz de lidar melhor com a necessidade maior.

Em situações como essa, o mais recomendado é o uso da lente RGP. Apesar do receio devido à composição desse tipo, ele ainda é muito eficiente e pode gerar uma vida ocular mais saudável, principalmente para quem tem maior dificuldade para enxergar.

Uma parte importante também é a ótica na qual você vai comprar suas lentes de contato com grau. Isso influencia diretamente na qualidade do material e, consequentemente, na nitidez da sua visão. 

Para enxergar bem, com um produto de qualidade que não incomoda, conheça os produtos da LM - Ótica em Barueri. Todos eles têm um alto nível de conforto e existem diversas possibilidades para abranger todos os estilos. Entre em contato agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *