como escolher armação de óculos
Como escolher armação de óculos
13 de dezembro de 2021

Onde fazer exame de vista? Quais os tipos e quanto custa

onde fazer exame de vista
 

Onde fazer exame de vista? Esta é uma pergunta bem comum e uma dúvida que surge quando percebemos a necessidade de usar óculos. Com tantas ofertas de serviços é comum que as pessoas fiquem desorientadas sobre essa questão.

Sendo assim, é hora de você ficar por dentro do assunto e saber o essencial para que a sua escolha não te traga problemas sobre onde fazer o exame de vista.

Acompanhe esse artigo e saiba tudo sobre o exame de vista e sobre os principais cuidados na hora de escolher o local ideal para realizá-lo.

O que é exame de vista?

O exame de vista é aquele exame feito para avaliar, diagnosticar e tratar possíveis problemas e doenças dos olhos. Ele tem como principal função avaliar como anda a nossa saúde ocular e traçar os melhores tratamentos e prevenção caso seja necessário.

A maior importância de se fazer o exame de vista é a detecção precoce e o tratamento correto de qualquer lesão, problema, desordem ou doença que possam agredir nossos olhos, seja em pequeno ou grande quadro.

Quem pode fazer exame de vista? 

onde fazer exame de vista

O exame de vista é feito com a presença de um profissional oftalmologista, ou seja, o médico especialista em olhos. A função de identificar, produzir as lentes e adequar de acordo com a prescrição do oftalmologista é feita pelo óptico-optometrista.

O óptico-optometrista é o profissional que trabalha nas óticas na elaboração dos produtos oftálmicos. 

Suas principais atividades são: Interpretar cada receituário do oftalmologista, produzir as lentes de contato dos clientes, consertar os óculos e orientar cada cliente na escolha do melhor modelo para cada um.

O exame de vista feito pelo oftalmologista é completo, pois apenas este profissional tem conhecimento e práticas necessárias para realizar os exames de vista de forma segura e sem qualquer chance de erros.

Lembrando, que na ocasião em que for feito o exame de vista pelo oftalmologista, ele não se preocupa apenas nos resultados obtidos no exame, mas também faz uma investigação completa checando os antecedentes e as possíveis causas dos problemas.

Uma vez que os olhos sinalizam não apenas problemas de visão, mas também podem ser os primeiros órgãos afetados por uma série de doenças graves como a catarata, hipertensão, tuberculose, infecções fúngicas, infecção por HIV, Diabetes, Toxoplasmose entre outras.

Por isso é importante realizar o exame de vista com um profissional sério e formado nesta área.

Quando devo fazer um exame de vista?

De modo geral, a recomendação é que seja feito um exame de vista ao ano a partir dos quarenta anos de idade. Se você já utilizar óculos de grau, ou alguma lente por recomendação médica é necessário visitar o oftalmologista regularmente.

Esses são os principais grupos que devem se atentar  para a realização de exames de vista regulares e frequentes.

Por isso, não deixe de visitar um oftalmologista, pois é essencial para a identificação do menor sinal de algum problema na visão, como visão turva, ardor e dor nos olhos, bem como inflamações e infecções tanto no globo ocular como nas extremidades.

É seguro fazer exame de vista na ótica?

onde fazer exame de vista

Algumas óticas oferecem exames de vista aos seus clientes. Porém, é necessário tomar cuidado e ter atenção para estas ofertas tentadoras.

Isso porque o único profissional habilitado para realizar os exames de vista é o oftalmologista. Sendo assim, existem riscos e perigos à saúde ocular quando o exame é feito por uma pessoa que não seja habilitada para isso.

Fazer o exame de vista em uma ótica que não tenha um profissional oftalmologista pode ser perigoso, principalmente porque um exame mal feito ou mal interpretado pode trazer inúmeros danos prejudiciais à sua saúde ocular.

Veja o que diz a Lei

De acordo com uma resolução do Supremo Tribunal Federal, somente médicos oftalmologistas podem realizar o exame de vista por Lei através dos  artigos 38, 39 e 41 do Decreto nº 20.931/32 e arts. 13 e 14 do Decreto nº 24.492/34, de 30 de junho de 2020.  

O caminho mais seguro é realizar cada exame com um profissional especializado na área. Apenas ele saberá interpretar e concluir o exame de vista de forma segura e sem riscos para a sua saúde.

Então, a melhor alternativa para quem estiver pensando em fazer um exame de vista numa ótica, é optar pelas óticas que tenham parceria com profissionais oftalmologistas para a realização do exame. 

Qual o valor de um exame de vista?

Em geral, o grau de complexidade de um exame oftalmológico é que vai determinar o preço final de um exame de vista. Isso porque existem muitos exames de vista e cada um apresenta diferenças e finalidades específicas para alguma desordem ocular.

Assim, quanto mais complexo for o exame de vista, maior deverá ser o preço e vice-versa. Exames de vista mais comuns e mais conhecidos costumam ter um preço mais baixo.

Mas, no geral, o valor de um exame de vista pode variar em uma média de 80 reais até os 300 reais. O preço varia de acordo com o tipo de exame solicitado, bem como os métodos de cada clínica.

Tipos de exame de vista

onde fazer exame de vista

Teste de visão com letras

O teste de visão com letras, ou teste Snellen como é chamado pela comunidade científica, é o exame mais feito e mais conhecido.

O teste das letrinhas é indicado para avaliar a presença de doenças como a  miopia, hipermetropia e o astigmatismo bem como avalia vários tipos  de lentes para a definição correta de qual delas é a melhor para a sua visão.

Teste de visão de cores

O Teste de visão de cores ou Teste Ishihara é indicado para detectar casos de daltonismo, que é uma doença causada devido a redução da capacidade de diferenciar certas cores.

Neste teste, o paciente é colocado à frente de um diagrama de cores distintas e o intuito é enxergar qual número está contido no centro de cada uma.

Teste de vista OCT

O exame de vista OCT verifica a presença de problemas em partes do globo ocular como a córnea, retina, humor vítreo e nervo óptico.

É um exame de vista mais complexo e verifica doenças comuns principalmente entre os pacientes após os 40 anos de idade.

O preço do OCT é mais elevado principalmente por que ele é feito em cada olho de forma separada.

Ceratometria

A ceratometria é um exame no qual se utiliza um aparelho, o ceratômetro, que mede a curvatura anterior de cada córnea. O exame é simples e o resultado sai instantes após a sua realização.

Sua utilização é certa como medida para verificar chances da degeneração da córnea e diagnóstico do ceratocone , uma doença em que o tecido transparente da córnea se curva para fora.

Oftalmoscopia 

A oftalmoscopia é o exame indicado para verificar as principais doenças dos olhos como a catarata e possíveis lesões graves.

O exame é um dos mais detalhados pois permite o estudo amplo de cada segmento e porção de cada globo ocular. 

Mas afinal, onde fazer exame de vista?

onde fazer exame de vista

Agora que você já chegou até aqui ficou mais fácil saber onde fazer exame de vista, não é mesmo?

Se você precisa fazer uma avaliação óptica segura, quer saber se você precisa usar óculos ou mesmo se tem algum problema de visão, a LM Ótica Barueri tem a melhor solução para você.

Contamos com a parceria de clínicas oftalmológicas de confiança, optometristas, laboratório próprio e você pode obter seus óculos, lentes e armação em até uma hora. Entre em contato através do nosso Whatsapp e agende sua visita agora mesmo!

Marcos Moreira
Marcos Moreira
Analista de Marketing Digital | Agência Web Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *